08 maio 2020

533 - Descongestionamento. As Freguesias também levam com o bicho.

A uma velocidade supersónica - ou não - esta coisa a que chamam "situação epidemiológica do novo Coronavírus — COVID 19", tem alastrado por esse mundo fora.
Como em tudo o que é novo temos de "apalpar", mais às escuras ou menos às claras e conforme o tempo vai passando, vamo-nos adaptando às variações, quase todas em "dó maior". Dói mais aqui, dói mais acolá, há mais infetados aqui e mais infetados acolá. Com uma mutação constante - não me refiro ao bicharoco - o que ontem era verdade hoje é mentira e assim sucessivamente.

Tudo isto se compreende em tempo de grande mudança e de algo que é novo. Experiência e inexperiência, a primeira que se vai adquirindo e a segunda que é factual, há pessoas "nas rédeas do poder", que nunca lhes passou pela cabeça, que haveria mais vida (morte) para além do défice.

Como dizia o meu amigo Augusto Mendes, na sua crónica mensal do RFX, as "Grandes mulheres" devem ter a cabeça à roda, não pelo que as vozes sempre simpáticas e atentas às dificuldades dos outros, vão botando para a opinião pública, mas pelo bicharoco que lhes caiu, sem pedir licença, no prato da sopa ou no regaço, como candidamente, se dizia nos "bons" velhos tempos.

Também às Juntas de Freguesia lhes tocou um bom pedaço do bicharoco. Medidas urgentes, decisões rápidas, bota que se faz tarde, os eleitos de todas as freguesias, uns com mais outros com menos possibilidades, quadros, apoios, colaboradores, se desdobram em homens dos sete instrumentos e tudo fazem para minimizar a coisa. Não estou a defender a minha freguesia ou o elenco de que faço parte, mas TODOS os membros de TODAS as freguesias que, com este grande problema, se tornam, também, verdadeiros super-homens.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

Sem comentários: