04 maio 2020

532 - Empréstimos.

Advogadosinsolvencia.pt
Corriam os anos sessenta e na EICG, no Curso Geral de Comércio, com doutoramento em Contabilidade, a senhora D. Virgínia e outros professores, ensinavam os alunos a preencher cheques, letras, livranças e outros doc's, para enveredar pela carreira de Empregado de Escritório. Existia um termo utilizado, na parte de trás das letras e livranças que dizia: "Por aval ao aceitante". Quem avalizava a letra, se o hominho que pediu o dinheiro não pagasse, pagava o avalista.

Aprendemos a constituição de sociedades: Fulano e Cª; F. e Cª, Lda; F. SARL e uma, muito engraçada e que era: "Em comandita". Nos exercícios práticos aprendíamos alguma coisa. Um exemplo:
António, (que não eu) queria montar um café, mas o dinheiro não chegava. O Joaquim (não eu) tinha um dinheirito de lado e queria rentabilizá-lo.  Em conversa o "A" disse ao "J" da sua dificuldade, este ofereceu-se para entrar na Sociedade e o "A" queria ser gerente e ter plenos poderes na gestão, apesar capital ser 50-50. Assim se fez.

Passados dois anos, a coisa estava preta, a empresa sem papel e o "A" disse ao sócio que era preciso cacau fresco e que não tinha crédito na Banca. O "J" não tinha disponibilidades e como a gerência/responsabilidade era do "A", aquele não podia arriscar. Soluções? Contrair empréstimo na Banca, que pedia avalista e só podia ser o "J" a atravessar-se no empréstimo. Este, como tinha mulher e filhos para criar, aceitava, na condição de alterar o pacto: a Gerência passaria a ser conjunta, de forma ao "J" ajudar a colmatar os erros da gestão do "A" que, tudo indicava, iria continuar um desastre.

Depois desta história a pergunta que se impõe: Então meus senhores, não acham bem que o "J" se precavenha, para que as coisas mudem e o seu dinheirinho, mercê do aval, não vá pró teto?

E eu NÃO vou andando por aí e, por respeito ao Covid 19, mantenho-me por casa.
P.S. - Para os mais distraídos, asseguro: "Qualquer semelhança - deste escrito - com a realidade, é mera coincidência"

Sem comentários: