29 abril 2020

531 - Organizem-se. Não percam a oportunidade de ajudar.

pt.slideshair.net
Todas as pessoas que, alguma vez, estiveram numa organização, sabem que a coordenação é fundamental em qualquer atividade, pelo que o "des" é perfeitamente dispensável e até nefasto. Um exemplo simples e que todos perspetivamos:
Criamos uma comissão de Festas ao Santo António. Somos dez. Primeiro problema. Há necessidade de fundos para colocar o rancho a tocar. Como fazer? Fácil. Vamos pedir dinheiro porta a porta.
Como estamos imbuídos de boa vontade e queremos fazer, naquela mesma tarde/noite quase todos saímos porta a porta, exceção ao Tónio que estava a trabalhar.
Aprazada nova reunião para daí a 15 dias eis o resultado:
 - Pá, assim não pode ser. Quando cheguei à porta do Zé Manel, sabeis o que ele me disse? - Porra pá, outro?! Já aqui estiveram seis a pedir pró mesmo. Organizai-vos.

Moral da história: falta de organização.
Resultados: todos a discutir com todos e... adeus que o rancho já não toca.

É assim na vida. Organização. Cooperação. Se não nos organizarmos - ou se não nos juntarmos a quem está/é organizado, cooperando - todos os nossos esforços, toda a nossa boa vontade se vai por água abaixo. É tempo perdido. Medidas avulsas, nunca deram resultado e sem retaguarda, muito menos.

E eu vou andando por aí e - crente como sou - ainda acredito na organização e cooperação.


Sem comentários: