05 setembro 2024

565 - O Regresso (iii)

Abusando da paciência de quem me lê/possa ler, vou colocar alguns excertos da crónica de Raúl Rocha. 

Na mesma faz diversas análises e tira conclusões. Como é uma pessoa inteligente e anda no meios político há muitos anos, tendo exercido funções de responsabilidade política, termina o seu artigo com uma frase significativa. Reproduzo:

“Os militantes do PS – Guimarães saberão na sua liberdade de escolher, votar.” Faz análises, coloca interrogações, mas “os militantes (…) saberão (…) escolher”.

Mas eu, na minha bondade política, fico hesitante/pouco esclarecido. Se não, vejamos. Diz o Engenheiro Raul: “Seria mais que lógico, que Guimarães liderasse politicamente a Federação de Braga”. Porque, acrescenta, tem 3.800 militantes e o resto do Distrito 3.400. O "“Quadrilátero Urbano” (…) abrange 80% da população do distrito”.

Mais adiante reforça que “Seria, por isso, mais que lógico, que Guimarães liderasse politicamente a Federação de Braga. (…) Na história do PS Braga já houve Presidentes de Braga, Famalicão, Fafe, Barcelos, Cabeceiras, Póvoa de Lanhoso. De Guimarães nunca houve uma liderança distrital. É isso importante? Relativamente.”

Por hoje ficaremos por aqui. Para a semana continuarei a analisar esta opinião, que é de alguém que não anda na política há dois dias e que conhece, bem, os seus meandros. É uma opinião que deve ser lida e entendida. Bem entendida.

E eu vou continuando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.

Sem comentários: