21 setembro 2025

571 - Tentando colocar alguns pontos em ordem.

Na minha publicação anterior tentei ajudar, a quem gosta de saber, como os Munícipios podem investir nas Freguesias. Mas, só a quem gosta de saber. Para outros, não vale a pena perderem tempo. Hoje vou tentar esclarecer outro tema. Vou por temas e por etapas.

Tema: CASA MORTUÁRIA. Anda muita gente confusa, perdão, a tentar armar a confusão, com este tema. Assim, transcrevo algumas afirmações proferidas em Assembleias, que ajudam os Leitores a formar opinião.

01.ABR.2022. Um Deputado do PSD, a concluir a sua intervenção diz que sendo a Casa Mortuária obra da Igreja Católica, com a colaboração da Junta ou da Câmara, sendo construída pela Igreja, será sempre uma promessa não cumprida. Responde o Presidente da Junta, estranhar as palavras do Deputado que defende a racionalidade do investimento público e depois, quando a Junta de Freguesia racionaliza o investimento está contra, pois, sendo possível investir num espaço comum, partilhado por todos, como está protocolado, porque não há-de a Junta e a Igreja, trabalharem para o mesmo objetivo.

27.DEZ.2024. Diz o Presidente da Junta que a Câmara Municipal vai dar 150 mil euros, para a Casa Mortuária. Que a intervenção da Junta foi a mesma desde o início. Ou a Comissão Fabriqueira fazia uma Casa Mortuária e a Junta de Freguesia outra, ou juntavam-se e faziam um único equipamento. A comparticipação da Junta é através do apoio que a Câmara ia dar à Junta para executar o projeto.

02 de maio.2025. Um Deputado do PSD, diz que fica por fazer a Casa Mortuária. Um Deputado do PS pede uma informação mais detalhada. Responde o Presidente da Junta que a Comissão Fabriqueira está a terminar as especialidades, para submeter à Câmara e a informação que tem, da semana anterior, é que a Comissão Fabriqueira, tem intenção de lançar o procedimento e iniciar a obra rapidamente.

Portanto, para quem pergunta, nas redes sociais, MUITAS vezes pela Casa Mortuária, talvez fosse melhor consultar as atas, quanto mais não seja no sítio da Junta/Assembleia. Está lá tudo.

https://caldasdastaipas.com/documento-categoria/atas-da-assembleia-de-freguesia/

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando mas sempre com a minha liberdade despoluída.

Sem comentários: