09 março 2010

157 - Pressões


Dois jornalistas têm sido notícia nestes últimos tempos de antena televisivos, a fazer queixas sobre a pressão a que são sujeitos no trabalho. Para mim nada de anormal, pois neste país anda tudo pressionado: A senhora Manuela e o senhor Mário, os empregados, os empresários, os jogadores do Benfica, os procuradores e os inspectores. Todos sofremos pressões.

Não nutro simpatia pelo modo como a “política” se move em Portugal. Tive oportunidade de abordar neste blogue a 11 de Dezembro a saga das comissões. Agora reuniram-se por a D. Manuela ver o seu programa suspenso e por alguém ter dito ao senhor Mário, que teriam falado no seu nome à mesa do café. A do senhor Mário – pressão - foi ainda agravada por o Director dum jornal – que até se tratam por tu – não ter publicado um artigo qualquer. Mas estes senhores jornalistas que dizem ter sido pressionados, não estão preocupados com as nossas pressões, nomeadamente protagonizadas por estes mesmos jornalistas.

Eu, por exemplo, sinto-me pressionado pelas notícias que todos os dias nos vão entrando pela porta dentro. Mais do que as notícias, pelos critérios de as editar e “pôr no ar”. Vamos falar sobre três desgraças que surgiram nos últimos tempos: Haiti, Madeira e Chile. Para o Haiti deslocaram-se não sei quantos jornalistas de todas as televisões, quando poderiam passar as imagens das cadeias internacionais. Vão para lá, têm de ter condições para trabalhar e num País onde a comida escasseia, aparecem mais estas bocas para alimentar. No Chile, há-de passar-se o mesmo. Para a Madeira então, deslocou-se toda a fina-flor do jornalismo, para em cima da hora, das pedras e da água, nos fazerem sentir melhor o drama.

(Há-de continuar)
Foto: PT.EURONEWS.NET

Sem comentários: